recicologia

.

Para Pensar

DESTINAMOS CORRETAMENTE
OS RECICLAVEIS


No ano de 1854, o Governo dos Estados Unidos tentava convencer o chefe indígena Seatle a vender suas terras. Como resposta, este enviou ao Presidente dos EUA uma carta que se tornou famosa no mundo inteiro. Eis alguns trechos desta carta do cacique Seatle:

“(…) O que é o homem sem os animais? Se os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontece com o homem. Há uma ligação em tudo.
Isto sabemos: a Terra não pertence ao homem; o homem pertence à Terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas, como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. (…)

 

Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão. (…)

 

O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro – o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. (…) Se lhe vendermos nossa terra, vocês devem mantê-la intacta e sagrada, como um lugar onde até mesmo o homem branco possa ir saborear o vento açucarado pela flores do campo. (…)

A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda. Não há lugar quieto nas cidades do homem branco. (…) O ruído parece apenas insultar os ouvidos. E o que resta da vida de um homem, se não pode ouvir o choro solitário de uma ave ou o debate dos sapos ao redor de uma lagoa à noite? (…)

EXEMPLOS NO BRASIL 
Algumas iniciativas e projetos em andamento
 no Brasil, relacionados com a coleta seletiva de lixo organizada por prefeituras, com o reaproveitamento e a reciclagem de resíduos industriais, com a utilização de produtos biodegradáveis, com projetos sociais.  

www.cempre.org.br www.reciclarte.hpg.com.br
www.lixo.com.br www.reciclar-t3.org.br
www.bioland.com.br